domingo, 29 de dezembro de 2013

Cidades se mobilizam para consertar os estragos causados pelas chuvas

Com a diminuição das chuvas em nossa região, é hora de arrumar a casa. Depois de um período de forte precipitação, em todo o Vale do Aço, várias cidades chegaram a decretar estado de calamidade, como foi o caso de Ipatinga, cujos bairros Bom Jardim, Vila Celeste e Esperança foram atingidos por alagamentos. Em Coronel Fabriciano, o ribeirão Caladão provocou alagamentos na Avenida Magalhães Pinto e a cidade registrou vários casos de desmoronamentos e muitas famílias desabrigadas.

Bairro Giovanini em Coronel Fabriciano - MG (G1-Globo.com)
Em Timóteo, os bairros: Alegre, Bela Vista e Limoeiro registraram a maioria das ocorrências. Em toda a cidade, cerca de 280 pessoas tiveram que deixar suas casas. Já em Santana do Paraíso, houve apenas alguns casos de desabamentos de casas, sem vítimas, como aconteceu no Bairro Industrial, e alagamentos em outros pontos da cidade.

As prefeitas de Ipatinga, Cecília Ferramenta e de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, e o prefeito de Timóteo, Keisson Drumond estiveram com a presidenta Dilma Rousseff, em Governador Valadares, nesta sexta-feira (27). Na oportunidade, a presidenta Dilma disponibilizou aos prefeitos o “Cartão Eletrônico da Defesa Civil”, para gastos de enfrentamento de desastres naturais, que evita a burocracia, e torna mais rápido e transparente os gastos para socorrer às famílias.

Para a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, os municípios precisam muito do apoio dos Governo Federal e Estadual. “Precisamos dessa ajuda, especialmente do Estado e da União, porque o município sozinho não consegue resolver os problemas enfrentados pelas famílias atingidas pelas chuvas”. Disse Cecília.


Prefeitura de Ipatinga faz limpeza de ruas após alagamentos
Depois de um árduo trabalho para salvar vidas, em toda a região, as cidades agora enfrentam o desafio de limpar a cidade e recuperar o que foi perdido. Como já está acontecendo em todo o Vale do Aço, com trabalhos de limpeza e operação tapa-buraco, embora a meteorologia preveja chuva ainda para os próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário